10
Nobember 17, 2013

Associados de instituições financeiras cooperativas já passam de 10 milhões

Nova Petrópolis/RS – O número de associados de instituições financeiras no Brasil atingiu 10,3 milhões no mês de setembro/2018. Esta é uma das informações constantes no Censo de Cooperados divulgado pelo Banco Central do Brasil.

O Banco Central divulga, a partir dessa quinta-feira (29/11/18), séries de informações sobre o quantitativo de cooperados por municípios. A publicação dos dados tem como objetivo fornecer novos subsídios para avaliação da evolução do segmento de cooperativas de crédito. Esses dados também permitem entender a evolução por faixa de idade, gênero, tempo de filiação e tipos de operações com a cooperativa.

A nova divulgação deverá facilitar o processo de planejamento do segmento cooperativista de crédito. A publicação será mensal, com séries disponibilizadas desde Janeiro/2016.
.
Veja abaixo algumas informações a respeito do tema:

Comparando a informação acima com a publicação constante na obra “Cooperativismo Financeiro – percurso histórico, perspectivas e desafios”, de Meinen e Port (pág. 146), percebe-se que a população brasileira mantêm a mesma distribuição nas faixas de população que já era observada em 2013. Como fato novo houve um aumento na quantidade de cooperados em cidades com população entre 50 e 250 mil habitantes. Enquanto em 2013, 20% dos cooperados eram de cidades nesta faixa de população, no censo de cooperados ora divulgado percebe-se que 27% dos cooperados moram em cidades deste porte atualmente, fato extremamente positivo que demonstra a maior urbanização das instituições financeiras cooperativas.

A tabela abaixo demonstra a grande diferença na quantidade de cooperados de instituições financeiras cooperativas nas diferentes unidades da federação.

Elaboração: Portal do Cooperativismo Financeiro

Gostou deste post? Compartilhe!

Comentários 0

Deixe um comentário

 
Fale conosco agora