O que é Cooperativa de Crédito
Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.
Nas cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos:
- Conta-corrente
- Aplicações financeiras
- Cartão de crédito
- Empréstimos
- Financiamentos
O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária, e os associados têm poder igual de voto independentemente da sua cota de participação no capital social da cooperativa.
O atendimento é personalizado para o cidadão, por meio da cooperativa, facilitando o acesso a respostas sobre as suas necessidades. As Sobras, como é conhecido o resultado positivo da cooperativa, é repartido entre todos os cooperados em proporção com as operações que cada associado realiza. Os ganhos voltam para os cooperados.
Todos os depósitos em cooperativas de crédito são protegidos pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), garantindo os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições.
A Política Nacional de Cooperativismo, definida pela Lei nº 5.764/1971, instituiu o regime jurídico das sociedades cooperativas, suas características, definiu os princípios do cooperativismo e os seguintes tipos de cooperativas:
- Singulares: são as constituídas pelo número mínimo de vinte pessoas, sendo permitida a admissão de pessoas jurídicas que tenham por objeto atividades econômicas correlatas às de pessoa física, ou, ainda, aquelas sem fins lucrativos.
- Centrais ou federações de cooperativas: são as constituídas de, no mínimo, três singulares filiadas.
- Confederações de cooperativas centrais: são as constituídas por pelo menos três cooperativas centrais ou federações de cooperativas, da mesma ou de diferentes modalidades.
Fonte: Banco Central do Brasil
Mais informações clique aqui!