CNAC comemora Dia Internacional do Cooperativismo

Publicado há 9 meses - Por CREDJUST

O Dia Internacional do Cooperativismo, também conhecido como Dia de Cooperar (Dia C), é celebrado anualmente em todo o mundo no primeiro sábado de julho. Essa data foi estabelecida pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), uma organização global que representa e promove o movimento cooperativo internacionalmente. O Dia C é uma oportunidade para reconhecer e valorizar o papel das cooperativas em diversos setores da economia, como agricultura, serviços, consumo, crédito, habitação, entre outros. A celebração destaca os princípios e valores fundamentais do cooperativismo, como autogestão, democracia, igualdade, solidariedade e responsabilidade social. 

Essa data é uma ocasião para as cooperativas de todo o mundo se unirem e promoverem a conscientização sobre o modelo cooperativo, seus benefícios e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social. As atividades realizadas no Dia C podem incluir eventos comunitários, exposições, seminários, palestras, campanhas de responsabilidade social, entre outras iniciativas. 

O tema para cada Dia Internacional do Cooperativismo é definido anualmente pela ACI. Esses temas geralmente refletem questões atuais e desafios enfrentados pela sociedade globalmente e as cooperativas são incentivadas a abordálos em suas celebrações e atividades. Para o ano 2023 o tema escolhido foi “Sustentabilidade”. A capacidade cooperativista de aliar produtividade e desenvolvimento com equilíbrio ambiental, prosperidade e responsabilidade social inspirou a definição do tema.

Saiba mais

Outras Notícias


Endereço

Av. Almirante Barroso, 600, Sala 006 - Centro
CEP: 58013-120 - João Pessoa-PB

COMO CHEGAR?