Como as Cooperativas de Crédito podem auxiliar os brasileiros a alcançar resiliência financeira
Publicado há 1 ano - Por CREDJUST
As cooperativas de crédito desempenham um papel fundamental na educação e inclusão financeira dos brasileiros, engajando-se diretamente na missão de conduzir seus cooperados em direção à resiliência financeira. Essa habilidade crucial foi escolhida como tema da 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada na semana passada em todo o Brasil.
De acordo com Ana Leoni, mais brasileiros estão conseguindo poupar e o interesse por assuntos relacionados a finanças tem crescido. Um levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) revelou que 32% dos brasileiros conseguiram economizar em 2022, um aumento de 5 pontos percentuais em relação ao ano anterior. No entanto, mesmo com esse crescimento, o dado mostra que os outros 68% da população não conseguiram guardar nenhum valor. Essa dificuldade está relacionada a fatores macroeconômicos, desigualdade social e também revela uma característica cultural da sociedade brasileira, que valoriza mais o consumo do que o investimento.
Mudar uma cultura é uma tarefa demorada e complexa. É diferente de mudar um contexto ou cenário. Ao falarmos em mudar a cultura, nos deparamos com algo mais desafiador, e talvez sejam necessárias várias gerações para alcançar esse objetivo. A educação financeira é um instrumento poderoso para ajudar as pessoas a compreenderem o verdadeiro significado de uma vida próspera, que inclui a tranquilidade financeira. Essa visão foi compartilhada em uma entrevista exclusiva para a Confebras pela palestrante Ana Leoni, que possui 28 anos de experiência no mercado financeiro, incluindo 17 anos dedicados à educação financeira.
Segundo Ana, o autoconhecimento, o autocontrole e a autorresponsabilidade são aspectos valiosos independentemente da realidade econômica, renda ou idade daqueles que desejam começar a se organizar financeiramente. Se você deseja saber mais sobre esse assunto, Clique Aqui.