Você sabe qual a importância da educação financeira na vida das pessoais?
Publicado há 2 anos - Por CREDJUST
A educação financeira não é uma apenas uma forma de economizar dinheiro, como pensam alguns, mas sim uma estratégia de organização com o dinheiro e entender as informações relacionadas para manter o bem-estar financeiro ao longo da vida.
Na prática, a educação financeira ajuda você a decidir como usar o dinheiro, ou seja, administrar suas receitas e despesas pessoais ou empresariais. Mais de 63 milhões de pessoas estão insolventes no Brasil, com uma dívida média de R$ 4mil, segundo a Serasa, demonstrando a importância da educação financeira desde as necessidades básicas da vida pessoal, como moradia, saúde e alimentação.
Olhando para o setor empresarial, três décimos das pequenas ou medias empresas fecham as portas dois anos após a abertura. Você sabe o que isso significa? Falta de educação financeira.
Agora que você entende o conceito de finanças pessoais, também é útil descobrir algumas dicas para se manter saudável.
- Determine suas receitas e despesas: O primeiro passo para lidar com finanças pessoais é diagnosticar suas receitas e despesas, seguido da elaboração de um orçamento.
- Crie seu orçamento pessoal: Depois de determinar suas receitas e despesas, crie um orçamento que represente estimativas de despesas e receitas para planejar melhor sua vida financeira.
- Saindo da Dívida: A dívida é uma perda contínua devido aos juros compostos de títulos inadimplentes.
- Crie uma reserva de emergência: economize dinheiro para um dia chuvoso Esta reserva deve ser proporcional aos riscos que enfrentam.
- Use o crédito com sabedoria: use-o quando não tiver dinheiro em mãos. Portanto, saiba quando usar o cartão de crédito, solicitar um empréstimo ou conseguir um financiamento.
- Olhando para frente: Não se deixe levar por tentações, impulsos imediatistas e compras por impulso. Equilibre sua vida financeira, controle gastos e economize dinheiro.
- Comece a investir: Ao investirseu dinheiro, você pode multiplicá-lo e ganhar juros sobre seus ativos. Neste ponto, é importante obter ajuda de um consultor de investimentos.